DICAS DO WINDOWS XP

Início - O Menu Iniciar (Start Menu) oferece um acesso mais rápido a grupos de itens, incluindo programas e documentos usados recentemente.

Todos os programas - Clique no link Todos os Programas (All Programs) para aceder a todos os programas instalados.

Altere as propriedades - Continua a preferir o estilo antigo do menu Iniciar? Clique com o botão direito do rato sobre o botão Iniciar e escolha Propriedades, depois selecione Menu Iniciar Clássico.

Modifique a resolução - Mude o tamanho da sua área de trabalho ao clicar com o botão direito do rato num espaço vazio, depois aceda a Propriedades>Definições (Propriedades>Settings).

Use mais cores - As placas gráficas compatíveis com o Windows deverão ser capazes de correr com cores completas. Verifique as definições em Propriedades de Visualização (Display Properties) e coloque as cores no máximo.

Visualize a informação do sistema - Para visualizar um cenário de informação completo no seu PC, abra a pasta Meu Computador (My Computer) e clique na opção da parte superior esquerda, chamada Ver Informação de Sistema (View System Information).

Verifique o seu espaço livre - Verifique o espaço livre do seu disco rígido ao abrir Meu Computador, assinalando a drive e verificando a secção Detalhes.

Ícones escondidos - Para revelar ícones escondidos no tabuleiro do sistema, clique na seta esquerda do lado direito da Barra de Ferramentas.

Configure as horas e a data - Faça duplo clique sobre as horas ou sobre a data na parte superior direita para abrir o painel de controlo adequado para definir a data, as horas e para apresentar as opções.

Apresentação da área de trabalho - Clique no botão Mostrar Área de Trabalho da Barra de Ferramentas para minimizar todos os programas que esteja a correr e apresentar a área de trabalho completa.

Altere o campo de visão - Modifique as opções de apresentação para qualquer pasta ao abri-la, e depois ao usar o seu menu Ver.

Remova programas - Para se livrar de programas antigos na pasta Meu Computador, clique sobre o link Adicionar/Remover Programas.

Modifique as definições - Pode aceder rapidamente à secção do Painel de Controlo para efetuar alterações do sistema ao clicar em Alterar uma Definição (Change a Setting) na pasta Meu Computador.

Controlo - O novo Painel de Controlo do Windows XP é mais intuitivo e poderoso.

Aceda a ajuda na Web - Clique sobre o link Ajuda e Suporte no Painel de Controlo para ter acesso a ajuda grátis.

Alterne entre programas - Mantenha pressionado [Alt] e pressione Tab para alterar entre programas na área de trabalho.

Feche programas - Se um programa deixou de responder ao sistema pressione simultaneamente as teclas [Ctrl], [Alt] e [Del] para abrir o painel Gerenciador de Arquivos e feche-o.

Novos utilizadores - Defina contas de utilização diferentes no Painel de Controlo.

Grave o ecrã - Hoje em dia, os protetores de tela desempenham mais uma função estética. Defina um deles em Propriedades de Visualização.

Seja mais original - Faça download de um protetor de tela da Microsoft para fugir ao tema predefinido.

Ficheiros perdidos - A opção Procura está mais rápida e permite-lhe especificar tipos de ficheiros e meios.

Facilite a visualização - Veja as coisas com mais clareza através das opções de thumbnail e filmstrip para visualizar pastas.

Grave - Grave CD-ROMs diretamente a partir de pastas, usando os novos links.

Outras localizações - Desde Meu Computador a Reciclagem (Recycle Bin), links rápidos permitem-lhe aceder à sua instalação do Windows mais facilmente.

Arrumação - Clique com o botão direito do rato sobre a área de trabalho e escolha Dispor Ícones Por para arrumar e ordenar os ícones na área de trabalho.

Altere a sua imagem - Ponha as coisas ao seu gosto. Clique com o botão direito do rato sobre a área de trabalho e selecione Propriedades>Ambiente de Trabalho para substituir por uma fotografia sua.

Adicione uma fotografia - A partir de uma pasta de ficheiros de fotografias digitais, selecione uma e defina-a como fotografia de bakground da área de trabalho.

Faça uma seleção de ícones - O Windows XP enche a sua área de trabalho com ícones de atalho que possivelmente nunca irá usar. Clique com o botão direito do rato sobre eles e remova-os.

Adicione os seus próprios atalhos - Para aceder rapidamente a programas ou ficheiros que usa regularmente, clique sobre eles com o botão direito do rato e selecione Criar Atalho. Depois, arraste o atalho para um local vazio da área de trabalho.

Esquemas de cores - Em Propriedades de Visualização, clique em Aspecto e selecione um esquema de cores diferente.

Opte por um estilo clássico - Para ter acesso a uma aparência mais clássica, vá até Propriedades de Visualização, Aspecto e selecione o modo clássico em Janelas e Botões.

Tenha acesso a fontes maiores - Nas definições Aspecto de Propriedades de Visualização, pode aceder a tipos de letra maiores.

Altere o tema da área de trabalho - Em Propriedades de Visualização , clique em Temas (Themes) e pode escolher novos temas do XP para efetuar mudanças na sua área de trabalho.

Crie uma nova barra de ferramentas - Pode adicionar barras de ferramentas inteiramente novas à barra de tarefas do Windows XP. Dê uma vista de olhos no guia desta página para mais detalhes.

Nova ordem - Se tem ícones na sua barra de tarefas, pode reordená-los ao seu gosto, arrastando-os para uma nova ordem.

Língua - Adicione uma nova língua às definições regionais do Painel de Controlo.

Números - Se preferir ter números, datas e horas apresentados num formato diferente, vá a Painel de Controlo>Data e Hora, Opções Regionais e de Idioma (Language and Regional Settings).

Sons - Se o esquema de sons do Windows XP não lhe agrada, modifique-o no Painel de Controlo>Sons e Dispositivos de Áudio (Speech and Audio Devices).

Adapte as suas colunas - A secção Som do Painel de Controlo tem um link intitulado Definição dos Alto falantes (Speaker Settings). Utilize-a, assim como o botão Avançadas, para fazer corresponder a saída do PC ao seu tipo de
colunas.

Faça misturas de áudio - Faça duplo clique sobre o ícone das colunas no tabuleiro do sistema para abrir a mesa de mistura para áudio, de forma a poder alterar o volume de som de alguns objetos, como o som do CD ou dos ficheiros WAV.

Grave corretamente - Se precisa de ajustar os seus níveis de gravação, poderá ter de usar o menu Opções>Propriedades da mesa de mistura.

Faça você mesmo - Defina diferentes Contas de Utilizadores (User Accounts) no Painel de Controlo de forma a fazer as suas próprias personalizações, se estiver a partilhar um PC com outras pessoas.

Acesso personalizado - Pode usar as definições de Contas de Utilizadores para fazer com que alguns programas, ficheiros e pastas fiquem fora do alcance de outros utilizadores.

Esconda a Barra de Tarefas - Clique com o botão direito do rato sobre a barra de tarefas e escolha Propriedades. Clique na opção Ocultar Automaticamente (Auto-hide) para esconder a barra de tarefas até o cursor do rato passar por cima dela.

Mantenha-a visível - Também pode selecionar Manter a Barra de Tarefas por cima das outras Janelas (Keep the Taskbar on Top), para que esta se mantenha sempre visível nos programas.

Comece a mudar - Clique com o botão direito do rato sobre o botão Iniciar, depois clique no botão Personalizar para alterar a forma como o Menu Iniciar funciona.

Encolha os seus ícones - Usando a dica anterior, selecione Ícones Pequenos para caberem mais opções no Menu Iniciar.

Encontre falhas - Abra o Gestor de Dispositivos a partir do Painel de Controlo ou procure pontos de exclamação e símbolos ao lado dos ícones do hardware a partir do Propriedades de Sistema.

Resolva o problema - Se um dos itens de hardware assinalado não funcionou (dica 62), clique com o botão direito do rato e aceda às propriedades.

Arranje um novo driver - As falhas resolvem-se normalmente com o update do driver. Clique sobre o título Driver em Propriedades, e depois no botão Atualizar Controlador (Update Driver).

Recuperar Controlador - Se a sua nova driver não funciona, clique no botão Roll Back Driver para reverter para a versão anterior.

Resolver conflitos - No Gestor de Dispositivos, em Propriedades, clique em Recursos para ver se existem quaisquer conflitos entre dispositivos. Muitas vezes, os dispositivos Plug & Play deixam-no alterar definições de forma a poder resolver conflitos.

Energia - Se o seu PC não acorda depois de ter entrado no modo Hibernação, desative as características para poupar energia no Painel de Controlo.

Aguarde a ação - Se usa gestão de energia, escolha dispositivos como o seu modem para tirar automaticamente o sistema do modo Hibernação.

Melhore a apresentação - Melhore o desempenho ao usar drivers para os seus equipamentos específicos.

Clique - Se ao fazer duplo clique não costuma obter o resultado pretendido, altere a velocidade do duplo clique nas definições do rato no Painel de Controlo.

Altere o seu campo de visão - Mude o campo de visão do Gestor de dispositivos para listar hardware por tipo, ligação ou fonte de utilização. Use o menu Ver.

Crie mais espaço - Poupe espaço no disco ao usar a opção Libertar Espaço no Disco Rígido (Disk Cleanup) em Painel de Controlo>Desempenho e Manutenção.

Acelere a sua máquina - Faça os programas correrem mais depressa através da desfragmentação do seu disco rígido. Em Painel de Controlo>Desempenho e Manutenção, vá a Reorganizar os Itens no Disco (Rearrange Items).

Resolva alguns problemas - Estão disponíveis várias soluções para resolver problemas de hardware, de impressão e de ligação em rede, fornecidas como tarefas no Painel de Controlo.

Obtenha impressões perfeitas - Vá até Impressoras e Faxes no Menu Iniciar e clique com o botão direito do rato sobre o ícone da impressora para aceder às propriedades e utilidades.

Verifique as cabeças - Uma das causas mais comuns das impressões de baixa qualidade deve-se ao bloqueio das cabeças dos cartuchos de tinta. Verifique as utilidades da impressora para testar e as ferramentas de limpeza.

Consulte o fabricante - A opção Impressora também possui um link que lhe permite ir até ao site do fabricante.

Manipule a sua imagem - Se está a ter problemas com o hardware de imagem, veja a secção Scanners e Câmaras do Painel de Controlo.

Faça uma escolha de som - Se o seu PC não tira o melhor partido das capacidades da sua placa gráfica, verifique as definições em Painel de Controlo>Sons e dispositivos de áudio, na secção Áudio.

Opte pelo USB - Invista num hub USB de forma a poder ligar mais dispositivos USB ao mesmo tempo.

Desligue - Se o seu PC tem problemas ao desligar, experimente as ferramentas para resolver problemas em Painel de Controlo> Desempenho e Manutenção.

0 comentários: